top of page
Buscar

Baixa umidade coloca mais da metade das cidades brasileiras em estado de alerta.

  • Foto do escritor: GESIELE ALMEIDA
    GESIELE ALMEIDA
  • 10 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Mais da metade das cidades brasileiras passou a segunda-feira (9) em alerta por causa da qualidade do ar.

A nuvem cinza encobre Goiânia há semanas. A fumaça dos incêndios piora a qualidade do ar, que já costuma ser ruim nesta época do ano. 2.848 cidades brasileiras e o Distrito Federal ficaram em alerta para baixa umidade relativa do ar entre 30% e 20%. Em mais de 600, na área em vermelho no mapa, a umidade pode ficar abaixo de 12%, o que representa risco de incêndios e para a saúde .Além do DF, o alerta vale para os Estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%....

ree

O instituto também emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar de 30% a 20%. A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso de hidratante para pele e umidificar o ambiente....


Impactos na saúde


➡️ De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.

O tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressecados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.

😷 Isso acontece porque um dos mecanismos de defesa que temos para as vias aéreas é o muco. Com o ar seco, esse muco também seca e isso piora a obstrução.




Dicas para enfrentar o tempo seco



  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.

  • Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.

  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.

  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.

  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.

  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.

  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.

  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.


 
 
 

Comments


bottom of page