top of page
Buscar

Horário de verão pode retornar? Governo estuda a medida para prevenir o racionamento.

  • Foto do escritor: GESIELE ALMEIDA
    GESIELE ALMEIDA
  • 11 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

O Ministério de Minas e Energia está considerando retomar o horário de verão como uma medida para evitar um possível racionamento de energia devido à severa seca que atinge o Brasil

A alternativa se soma a outras ações já tomadas pelo governo federal, como a ampliação do uso das usinas termelétricas de Santa Cruz (RJ), Linhares (ES) e Porto Sergipe (SE), além do aumento da bandeira tarifária na conta de luz.

Ainda não há uma data definida para a implementação da medida


ree

Ainda não há uma data definida para a implementação da medida ,nem certeza sobre a real

necessidade da implementação. O horário de verão foi extinto em abril de 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta 4ª feira (11.set.2024) considerar a volta do horário de verão “uma boa alternativa para poupar energia” no momento em que o Brasil passa por uma estiagem. Disse que há outras formas de economia, como campanhas para evitar o desperdício. “Eu acho que o ministro [de Minas e Energia, Alexandre Silveira] falou uma coisa importante: não vai faltar energia. Mas nós todos precisamos ajudar. Então, horário de verão pode ser uma boa alternativa para você poupar energia.

ree

O ministro afirmou que, quando há risco de faltar energia, o horário de verão é 100% necessário, mas que o cenário atual não é esse. Por isso, o acionamento do mecanismo “depende de uma conjugação de fatores”. No entanto, ponderou que isso poderia ajudar a aliviar o sistema, diluindo o pico de consumo no início da noite, , ponderou que isso poderia ajudar a aliviar o sistema, diluindo o pico de consumo no início da noite, quando a fonte solar deixa de gerar.







 
 
 

Comments


bottom of page